11/11/2012

BOSQUE REINHARD MAACK

Conheça Curitiba e Região / Parques



Histórico

"O Bosque Reinhard Maack foi entregue à cidade no final de 1989. Desapropriada em 1986, esta área pertenceu à família Hauer, desde 1860. E foi graças ao esforço de Alfredo Hauer que a região Sudeste da cidade tem, hoje, uma área de preservação ambiental.
Localizado no bairro Hauer, possui uma área de 78.000 m2 coberta pela vegetação original de Curitiba, os chamados “capões”. Neles, o pinheiro do Paraná forma um andar superior que cobre os outros, onde aparecem a aroeira, caúba, pessegueiro-bravo, bracatinga, pau-de-bugre, o branquilho. 
A Trilha da Aventura, formada por um conjunto de 16 brinquedos, faz do Bosque Reinhard Maack um lugar diferente dos costumeiros bosques/parques.  Construídos em madeira, brinquedos como o congo, pesca, alvo, trampolim, gangorra, salto, peso, muralha, travessia, hexágono, teleférico, escalada, túnel, escorregador, mirante e argola, vão se sucedendo ao longo da trilha. 
As visitas de grupos de crianças nos dias de semana, tem o acompanhamento do setor de Educação  Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, unindo  lazer, educação e consciência ecológica.
Reinhard Maack, que emprestou seu nome ao Bosque, foi um aventureiro de verdade. Veio da Alemanha para o Brasil em 1923 para ser engenheiro de minas da Cia. de Mineração e Colonização do Paraná. Foi ele quem descobriu e mediu o ponto mais alto do Estado, o “Pico do Paraná”, localizado na Serra do Mar e que tem 1.922 metros de altura. Era cartógrafo, geógrafo, paleontólogo, engenheiro de minas, geólogo. Maack organizou e participou de grandes expedições pela África, América do Sul, América do Norte. Realizou pesquisas na Patagônia, Andes, Tunísia, Himalaia, Kilimandjaro. Foi professor de Geologia e Paleontologia  na Universidade Federal do Paraná."
Fonte IPPUC

Horário de Funcionamento
Somente nos finais de semana e feriados das 8 as 18h. Não abre em dias chuvosos.
Endereço
Rua Waldemar Kost, sem número - Hauer, Curitiba - PR
Telefone
41 3350-9182

Opinião

Embora alguns brinquedos não funcionarem por falta de manutenção e algumas lixeiras estarem sem fundo e sem saco de lixo, o estado de conservação do bosque é muito bom, principalmente no que se refere a flora. Em alguns pontos da trilha me senti como se estivesse em uma floresta. As árvores que mais chamam a atenção são as araucárias, não só pelo tamanho mas pela quantidade também.

Um excelente lugar para levar a criançada!!!

Fotos




Nenhum comentário:

Postar um comentário