"Caminho do Itupava deve ficar interditado por 90 dias"
Gazeta do Povo 05.04.11
"Segundo IAP, local oferece riscos aos turistas por causa de quedas de árvores e deslizamentos, reflexo das chuvas de março na região. O caminho foi fechado nesta terça-feira"
O Caminho do Itupava, localizado entre as cidades de Quatro Barras e Morretes, na Serra do Mar, foi fechado nesta terça-feira (5) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O local ficará interditado por, no mínimo, 90 dias. Segundo o IAP, há risco para os turistas que transitarem na região por causa da queda de árvores e deslizamentos, resultado das fortes chuvas que castigaram o Litoral do estado no início de março.
Segundo o presidente do instituto, Tarcísio Mossato Pinto, pelo menos 26 árvores caíram no trecho entre a Casa do Ipiranga e o término do trajeto. Os deslizamentos, que não foram contabilizados, encobriram pedras e trilhas, tornando o percurso escorregadio.
Em nota, o IAP informou que vai contratar uma empresa especializada na retirada de árvores e lama para fazer a limpeza do local. Para a revitalização, será usado recurso de Medida Compensatória. O instituto ainda estuda a maneira mais rápida possível de fazer a contratação da empresa responsável.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o IAP informou que o local não havia sido fechado antes porque a frequência de passeios havia diminuído desde que as chuvas afetaram a região. A medida foi tomada porque a situação na trilha se agravou nas últimas semanas.
O Caminho do Itupava é uma das 68 unidades de conservação do IAP. O trajeto, de cerca de 22 quilômetros, é uma antiga trilha jesuíta construída em 1625 para ligar o interior ao litoral do estado. Além da natureza da Serra do Mar, o local abriga o Santuário de Nossa Senhora do Cadeado e a Casa do Ipiranga.
Link da Reportagem
Caminho do Itupava deve ficar interditado por 90 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário