24.01.12
Fonte: PINI web
Capital paulista terá bicicletário e ciclovia de 7 km na
zona Sul. Já Curitiba instalará paraciclos no centro da cidade
O poder público de São Paulo e Curitiba está criando
infraestrutura urbana para bicicletas, ainda que sem propor um plano central para
estimular o uso do veículo.
Em São Paulo, a Companhia de Habitação (Cohab) construirá
um bicicletário anexo à estação de trem José Bonifácio, na zona Sul da cidade.
O objetivo é incentivar o uso do transporte não motorizado pelos moradores de
um novo empreendimento e não precisar criar garagens, para permitir maior
densidade. Também será construída uma ciclovia de 7 km que passa pelos dois
pontos.
O escritório de arquitetura TC Urbes projetou a ciclovia
e o bicicletário, com aberturas no fechamento - segundo os arquitetos, uma
maneira de expressar o contato mais próximo da cidade trazido pela bicicleta.
Com volumetria oval, o edifício tem cobertura verde, claraboia central e domos
na laje do primeiro pavimento que funcionam como bancos. O segundo pavimento
tem cobertura metálica.
Abaixo da claraboia ficam um jardim e oficina mecânica.
As bicicletas ficam estacionadas ao redor do espaço central nos dois
pavimentos, que são ligados por uma rampa. Os arquitetos especificaram
paraciclos sobrepostos, o que permite estacionar 888 bicicletas em 708 m² de
área coberta.
O projeto transforma a torre da caixa d'água da estação
em painel eletrônico que indica as horas e a quantidade de vagas para
estacionamento. Para o arquiteto Ricardo Corrêa, autor do projeto, essa é uma
maneira de atribuir sofisticação ao uso de bicicletas.
Na entrada do bicicletário, próxima à estação, estão
alocados seguranças, a área administrativa e cozinha - idealizada para
trabalhadores que saem de casa cedo sem tomar café da manhã. A Cohab pretende construir o bicicletário até
o segundo semestre.
Já em Curitiba, a prefeitura instala até março oito
paraciclos projetados pelo setor de mobiliário urbano do Instituto de Pesquisa
e Planejamento Urbano (IPPUC) para o centro da cidade.
Paraciclos serão instalados em sete pontos de Curitiba |
A arquiteta Ana Cristina Gomes criou o paraciclo com base
em sugestões de ciclistas da cidade. Feito de ferro galvanizado em formato de arco,
cada peça permite trancar ao mesmo tempo as rodas e quadro de dez bicicletas. A
cor forte evita que o mobiliário passe despercebido na paisagem urbana.
Os primeiros
paraciclos serão construídos até março pela empresa Kokot e Irmãos Ltda. A
Secretaria Municipal de Obras Públicas investiu R$ 31 mil na construção.
Os equipamentos serão colocados em sete pontos da cidade,
escolhidos pelo IPPUC em função da proximidade ao comércio e de pontos
culturais: Praças Osório, Zacarias, Tiradentes e Café do Estudante (Praça
Leonor Twardowski), Prefeitura, Assembleia Legislativa do Paraná e Câmara
Municipal de Vereadores. Para evitar roubo, o mobiliário ficará próximo a
câmeras de segurança.
Montanhoso, Subindo Montanhas e Conquistando Amizades
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