28.01.12
"Após solicitação oficial do deputado Ney Leprevost junto
à ANTT, o casario dos ferroviários que trabalhavam na estrada de ferro que liga
Curitiba a Paranaguá, bem como as estações existentes ao longo do trecho,
sofridos com a ação do longo tempo, serão restaurados em uma parceria entre a
ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ABPF – Associação Brasileira
de Preservação Ferroviária e o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional.
A diretoria da ANTT deliberou e aprovou a assinatura de
Convênio de Cooperação Técnica para preservação do patrimônio ferroviário, além
da autorização para Edital de Chamamento Público com vistas a selecionar a
proposta técnica para execução da revitalização do casario histórico.
A Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá foi criada em 1880,
tem 110 quilômetros de extensão que descem os 900 metros da serra e guarda
alguns trechos originais daquele tempo, o que perpetua a comprovação do
arrojado projeto do século passado. São ao todo 14 túneis, além de inúmeros
viadutos margeando desfiladeiros de pedras e Mata Atlântica. O Túnel Roça Nova
é o primeiro, e logo após, vem a Casa Ipiranga, que serviu de hospedagem para
figuras ilustres da nossa história: o Imperador Dom Pedro II, o então
presidente da Província do Paraná Carlos de Carvalho, e o pintor paranaense
Alfredo Andersen hospedaram-se ali.
A Estrada de Ferro
Curitiba-Paranaguá é hoje uma das mais famosas do Brasil. Construída sobre a
Serra do Mar, teve de vencer grandiosos obstáculos do relevo que pareciam ser
impossíveis de se realizar para construção de sua linha férrea. Seu primeiro
trecho foi inaugurado em 1883 e já em 1885 estava concluída, sendo então, a
primeira ferrovia do Estado do Paraná. Mais tarde continuou se expandindo até
1892 quando alcançou o porto de Antonina."
Montanhoso, Subindo Montanhas e Conquistando Amizades
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