Busca no Blog

03/11/2012

Parque Lago Azul - Ganchinho

Conheça Curitiba e Região / Parques


Parque Lago Azul


Histórico
O Parque Lago Azul possui área de 128.500 metros quadrados, antiga propriedade da família Segalla, era usada nas décadas de 1960 e 1970 como parque particular e uma das poucas opções de lazer em área aberta da cidade. Com o tempo foi perdendo a função. A Prefeitura adquiriu a área no fim de 2007 e transformou em parque público.
A entrada do parque é marcada por um portal, e logo em seguida fica o estacionamento, que tem vagas para deficientes físicos e idosos, além de canchas de vôlei e de futebol e módulo da Guarda Municipal que funciona dentro do parque.
Um mirante de madeira no ponto mais alto do parque proporciona vista geral do lago. Para chegar até o mirante o visitante caminha pela trilha dentro do bosque.
O parque conta com calçadas de paver (blocos de cimento intertravados) que garantem acessibilidade e drenagem na área pavimentada.
O campo de futebol suíço, que fica atrás do módulo da Guarda, tem uso controlado. Os interessados podem agendar o campo diretamente no Departamento de Parques e Praças pelo telefone.
Oferece também Pracinha de Água para as crianças com piso de cimento e coberta com uma lâmina de água rasas oito churrasqueiras e trilha.
É administrado pela Prefeitura Municipal de Curitiba.


Opinião
Estive lá hoje, pela terceira vez, e finalmente resolvi caminhar pelo parque e documentar com fotos pra compartilhar aqui no blog. Como das vezes anteriores fomos de bicicleta, eu e meu irmão Atla. O bicicletário parece ser seguro, afinal de contas fica ao lado do posto da Guarda Municipal, mas como é bom prevenir recomendo que acorrentem as bikes.
A estrutura é bacana e o lugar é realmente bonito. Os quiosques são bem organizados e ao seu redor existem hastes com ganchos pra esticar as redes e curtir uma soneca. Uma das duas canchas de areia tem postes pra armar rede de vôlei (até me deu vontade de reunir uma turma...). Existe também um playground pra criançada e uma das famosas academias ao ar livre. Uma ótima notícia, o banheiro é bem limpinho.
Infelizmente, como em todos os outros parques de Curitiba, o problema é o lixo e o mau cheiro da água. Creio que a questão do lixo tenha evoluido muito e em breve teremos pessoas cada vez mais conscientes. Já o mau cheiro da água é por conta dos esgotos sem tratamento que envenenam nossos rios. De um ponto de vista, talvez demasiadamente simplista, o ponta pé inicial deveria ser a fiscalização das redes de esgoto, a fim de eliminar as ligações clandestinas na rede de água pluvial e, em paralelo com projetos de saneamento básico nas comunidades ribeirinhas de ocupação irregular.
De um modo geral gostei muito do parque e dou os parabéns aos seu idealizadores!


Como Chegar

Fotos

Montanhoso, Subindo Montanhas e Conquistando Amizades
Link Curto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...