Busca no Blog

08/11/2010

Morro do Canal


Já estava me sentindo deprimido. Não fazia nenhuma trilha desde setembro, quando realizamos a travessia pelos platôs da serra geral.
Na sexta feira, dia 08.11.10, o Elder (que vcs irão conhecer em outros relatos) perguntou se eu estava a fim de ir com ele levar um grupo de 12 pessoas para subir o Pão de Loth no domingo. Meu "desespero" era tanto que nem pensei pra responder, topei na hora.


Já tinha tudo em mente, subir o Morro do Canal no sábado e no domingo subir o Pão de Loth. Quando cheguei em casa dei uma olhada no Climatempo, a previsão era das piores pra sábado mas, pelo menos, pra domingo era bom. Já havia desistido da idéia de subir o Morro do Canal, por isso acordei lá pelas 10h no sábado. Meu sexto sentido dizia que o tempo estava aberto, corri pra fora de casa sem nem lavar o rosto, mal conseguia olhar o céu, mas não chovia e estava bem claro. Entrei em casa e fui acordando o Atla e o Bonny, meus irmãos. Detalhe, como já tinha desistido da idéia nem comentei nada com o Atla na noite anterior, mas ele topou de imediato.
Represa Caiguava (Piraquara)
Para o Atla, embora seja uma trilha com pouca dificuldade, tinha um gostinho especial, ele ainda estava se recuperando de um acidente de moto onde fraturou o fêmur. Esse seria seu RETORNO TRIUNFANTE. Para o Bonny, que tem apenas 10 anos, seria a confirmação.
Saímos de casa às 11h da manhã, passamos em uma padaria para comprar lanche pra trilha e seguimos rumo ao Morro do Canal. Iniciamos o trekking 12:40, o tempo estava bom e consegui atingir meu objetivo, bati algumas fotos do Anhangava e da serra do Marumbi. Pouco antes das 15:30 já estávamos na chácara tomando uma coca extremamente gelada. O Atla estava se sentindo um herói de guerra e o Bonny estava com panca de veterano (kkk).


Torre Amarela e Vigia, Visto do Morro do Canal

Localização / Acesso

O Morro do Canal, pertencente a Serra do Marumbi, está localizado no município de Piraquara na região metropolitana de Curitiba. Também conhecida como Caminho do Trentino ou Mananciais da Serra esta região possui uma das maiores represas da grande Curitiba, responsável por boa parte do abastecimento de água potável.


O principal acesso é pela BR 277 sentido litoral. Deve-se pegar o último contorno antes da praça do pedágio e entrar na primeira rua à direita, uma estrada rural.



A partir dali, segue sempre pela estrada principal até chegar a uma bifurcação em "T". Nesta bifurcação ingnore a placa que diz que o Morro do Canal fica a direita e pegue a esquerda, pois a estrada a direita está, a algum tempo, desmoronada. Após virar a esquerda siga em frente pouco mais de 1km e encontrará uma nova bifurcação, desta vez não haverá placa. Pegue a direita na bifurcação, uma estrada bem estreita que corta uma propriedade ao meio. Depois de uma curva a direita e uma subida esta estrada sairá em outra maior. Logo encontrará a igreja do Trentino. Após passar a igreja pegue a estrada a direita, depois de uns 4 ou 5 km terá outra bifurcação, a direita segue-se para a chácara Medianeira e a esquerda o Morro do canal. Siga essa estrada até uma nova bifurcação onde encontrará uma placa indicando o morro a direita. Siga reto até a chácara do Zézinho onde poderá estacionar o carro por R$3,00.


Downloads 




Ficha Técnica
Nível de Dificuldade:           Leve / Médio
Principal Dificuldade:         Alguns paredões com quase 90º (degrais de ferro)
Tempo:
- Subida:                            1h30 min
- Descida:                           50 min
Elevação:
- Mínima: Pouco mais de 1000 metros
- Máxima: Aproximadamente 1340 metros




     Links Relacionados

Link Curto

5 comentários:

  1. Oii, td bem? Que legal que ficou o relato da aventura hehe, vc escreve muito bem...Parabéns pelo blog...Rsrs aproveitei e já salvei o mapa aqui, quero conhecer o morro do canal...hehe! Bjos =**

    ResponderExcluir
  2. ae crisao esse final de semana e nois lah heim !!!

    ResponderExcluir
  3. Com toda certeza,
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. olá, gostaria de saber quantos quilometros, aproximadamente, são do inicio da estrada de chão até o inicio da trilha?

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, aproximadamente
    Veja no google maps:
    http://goo.gl/maps/gqyUX

    :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...