Busca no Blog

05/03/2012

Evento Duplo Ascensão e Travessia Morro do Canal


Sábado 03.03.12

O primeiro evento duplo do Montanhoso foi um grande sucesso, contabilizando 39 pessoas, sendo 25 no evento pra iniciantes e 14 no intermediário.
Desta vez o ponto de encontro não foi central como de costume, marcamos no posto Paris em São José dos Pinhais às 8h.
Não perdemos muito tempo com o cadastro do pessoal, a maioria já tinha enviado seus dados através no montanhoso.com
Este evento foi marcado pela agilidade e trabalho em equipe, além da presença ilustre de 2 novas integrantes vindas de São Mateus do Sul.

II Evento Iniciantes 2012 Morro do Canal 03.03.12

09h30min  o grupo de iniciantes, liderado por Fernando Amaro em parceria com Ronaldo Oliveira e ajuda de Priscila Oliveira e Júlio Bill (Padre), iniciaram a subida. Fernando na frente, Ronaldo no final e Priscila e Júlio no meio. Pra facilitar a comunicação estavam utilizando rádios comunicadores (eu também estava com mas acabei esquecendo o volume no zero – muita tecnologia ahahaha)
Nos primeiros obstáculos o Fernando reunia o grupo, disperso ao longo do trajeto, com a ajuda do Júlio para que pudesse acompanhar com o Ronaldo a subida do pessoal. Todos que necessitaram tiveram o auxilio pra superar as correntes e escadas.
 Alguns nunca tinham praticado montanhismo e o Fernando ficou surpreso com a evolução do grupo obstáculo após obstáculo.
Todos estavam curiosos pra saber como estava o grupo intermediário, principalmente quando os avistaram no cume da Torre Amarela. “Mas por problemas técnicos o Cristiano não conseguiu operar o rádio ahahaha”

Muitos estavam receosos com a última escadaria antes do cume, mas devido à rápida evolução no decorrer da trilha, superaram sem dificuldades e por volta das 11h já estavam no cume. Um tempo muito bom se levar em consideração o tamanho e a experiência do grupo.
Depois de algum tempo apreciando a vista do cume mantiveram mais um contato visual com o grupo Intermediário, que desta vez estavam no topo do Vigia. Como o combinado era encontrar com o grupo no cume do Canal o Fernando segurou o máximo que pode pra iniciar o retorno. Infelizmente não deu tempo.

Próximo do meio dia iniciaram a descida. Algumas meninas estavam preocupadas com a escadaria, mas o Fernando ficou no ponto auxiliando a descida. Pela experiência adquirida na subida conseguiram superar as escadas com facilidade.
A descida, assim com a subida, não apresentou grandes dificuldades e em pouco tempo estavam na chácara novamente. Com 5 minutos de diferença o Ronaldo chegou com o restante dos membros e após 30 minutos o grupo intermediário também retornou.
Comentário do Fernando: “Gostaria de parabenizar o grupo pela ótima investida à montanha, por se tratar de iniciantes foram muito bem. Aprenderam rápido e superaram as dificuldades. Foi muito bacana, pois subimos juntos e descemos juntos.
Um agradecimento especial ao Ronaldo que executou muito bem a investida com o grupo, dando o apoio necessário.
Montanhoso é isso, subindo montanhas e conquistando amizades.”

I Evento Intermediário 2012 Travessia Vigia - Canal 03.03.12


Pouco antes do grupo de iniciantes botamos o pé na trilha. O acesso pra travessia fica em uma bifurcação no inicio da subida ao canal.
Estávamos eu, na liderança (Cristiano Amaro) e o Márcio Mirancos na retaguarda. Como todos do grupo já tinham alguma experiência não tivemos problemas relacionados aos obstáculos iniciais e avançamos rapidamente mata a dentro.
Depois do pequeno vale iniciamos a subida de fato. A trilha estava bem fechada e extremamente úmida, o que fez com que diminuíssemos o ritmo. Existe mais de um caminho pra se chegar a Torre Amarela, preferi o mais curto e íngreme, mas 20 metros adiante percebi que a trilha tinha muita erosão e decidi retornar e pegar o caminho mais seguro.
Em menos de duas horas estávamos na bifurcação que leva a Torre Amarela. Além das duas ou três opções de trilhas que levam a Torre existem também vários caminhos de rato que podem confundir o montanhista. Não recomendo que façam a trilha sem a companhia de alguém que já a tenha feito antes.
O tempo não colaborou muito, mas pudemos contemplar a vista da represa Caiguava e fazer um lanche rápido. As meninas ficaram tristes em não poder apreciar o Montaralho hehe. Foi bem legal ver a cara de satisfação da galera, muitos não conheciam o lugar e não faziam ideia da paisagem que ainda estava por vir. Na Torre Amarela conseguimos ver o grupo de Iniciantes no cume do Canal, naquele momento percebi que não conseguiríamos encontrar com eles antes da descida.

Estávamos novamente na bifuração e desta vez pegamos a trilha sentido Morro do Vigia. Neste ponto deve-se tomar muito cuidado, vá sempre a esquerda e procure marcações com fita nas árvores. Se acabar pegando o caminho a direita, e tiver sorte, vai descer o vale e encontrar a trilha principal próxima de seu início, mas existe uma grande possibilidade de ficar um bom tempo perdido.

Subimos o vale e já conseguíamos ver a outra face da Torre Amarela, e para delírio geral também avistamos o Montaralho kkkk. Mais uma descida de vale e aparecem mais bifurcações. Desta vez deve pegar a trilha a direita e subir próximo a base da pedra de nome conhecido. Cometi o erro de pegar a esquerda, nesse ponto tem outra bifurcação que leva até o Morro do Carvalho (muito cuidado). Pra não perder tempo voltando procurei um caminho fácil escalando as pedras e percebi que seria arriscado.



Do Vigia fizemos mais um contato visual com o grupo que se preparava pra descer o Morro do Canal. Sem perder muito tempo seguimos adiante rumo ao nosso último obstáculo, o paredão.
Assim como em outros trechos, a trilha que liga o Vigia ao Canal também é cheia de caminhos de rato. Muitas vezes a trilha se esconde sob a mata rasteira, cuidado pra não se confundir e perder o caminho.
Em poucos minutos já estávamos no tão esperado paredão, não posso afirmar sua altura, mas acredito que passa de 10 metros. O Marco Bronca subiu primeiro pra ajudar a galera e bater fotos. Todos foram muito bem e subiram sem nenhuma dificuldade. Mas não se enganem é necessário um bom preparo físico pra superar este obstáculo, por isso não é nada recomendável a iniciantes.
Em menos de 30 minutos estávamos no Morro do Canal. O grupo de Iniciantes já havia iniciado a descida. Depois de algum bate papo, lanche e fotos também começamos a retornar.
Chegamos à chácara com a diferença de 30 minutos do grupo de Iniciantes.
Não atingimos o objetivo de reunir os dois grupos o cume do Canal, não por falha dos Intermediários, mas por mérito dos Iniciantes que se saíram muito bem e fizeram a trilha em tempo record para um grupo tão grande.

Só tenho elogios a fazer ao grupo do I Evento Intermediário Montanhoso. Além de terem sido uma companhia extremamente agradável, demonstraram ser parceiros bem preparados e conscientes.
Valeu pela força Márcio, mais uma vez dando prova de amizade ao Montanhoso.

Confiram o vídeo do Eliomar:




Relato: Cristiano Amaro e Fernando Amaro
Edição: Cristiano Amaro
Vídeo: Eliomar Barros
Fotos: Participantes do evento

Gostou da aventura, faça parte do Montanhoso no Facebook: http://www.facebook.com/groups/montanhoso/

Montanhoso, Subindo Montanhas e Conquistando Amizades
Link Curto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...